top of page
CURSOS GRATUITOS
A FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o consórcio de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online.

Mais de 100 cursos gratuitos em diversas áreas de conhecimento
NO YOUTUBE

03:26:04
Webinar | Congresso Transformação Digital 2025 – CTD 2025
O Congresso de Transformação Digital (CTD) tem como objetivo estimular a criação, disseminação e aplicação de conhecimento da área de Transformação Digital, na integração entre negócio e tecnologia e entre academia e prática; promovendo a experiência digital, o vínculo de tecnologia com negócio e a geração de valor.
O CTD 2025 terá como tema específico a aplicação de inovação digital para gerar valor para a sustentabilidade social, ambiental e para as organizações, ampliando sua relação com os ODS com o uso de inteligência artificial para sustentabilidade.
O objetivo é estimular a criação, disseminação e aplicação de conhecimento na área de Transformação Digital, integrando negócios e tecnologia, academia e prática; promovendo a experiência digital, o vínculo da tecnologia com o negócio e a geração de valor.
Programação:
08h45 – Abertura
09h00 – Debate: O uso de IA para gerar valor para o negócio, acelerando processos e garantindo qualidade.
11h00 – Debate: A jornada da digitalização para uma realidade de uso intenso de IA para o benefício da sociedade.
-----------
Este foi um evento promovido pela FGV EAESP no dia 11/11/2025.
🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Confira a programação completa de Webinars da FGV: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Assista aos eventos anteriores acessando a nossa Playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

05:59
Efeitos da reforma trabalhista, falência da Oi, avanços no ECA digital
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela legislação trabalhista: a reforma de 2017 completa oito anos com efeitos reduzidos pela ascensão da "uberização" e por decisões judiciais que reverteram alguns de seus principais pontos. Segundo especialistas, uma nova atualização da CLT, amplamente debatida, é necessária para se adequar às novas realidades do mercado. Para a pesquisadora Janaína Feijó, do FGV IBRE, a reforma não previu a rápida expansão de novas formas de trabalho, como os serviços por aplicativo, e por isso uma nova legislação deveria incorporar essas modalidades.
Na sequência, o setor de telecomunicações: a Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência da operadora Oi, gerando um risco de prejuízo para os usuários de serviços essenciais. A empresa ainda é a única prestadora de telefonia fixa em 7,5 mil localidades e mantém mais de 4,6 mil contratos com o poder público. Para o professor da FGV Direito, Gustavo Kloh, não há garantia de que os serviços continuarão, pois os caminhos futuros, como uma relicitação pelo governo, enfrentam o desafio de um modelo de negócio defasado e pouco atrativo.
E mais: avanços na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O Brasil promulgou o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital), que estabelece um novo marco regulatório para a segurança de menores online. A medida fortalece a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que se torna uma agência reguladora autônoma. Em evento organizado pela FGV Direito Rio, o presidente da ANPD anunciou que o órgão também se prepara para regular a inteligência artificial no país.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, CBN, O Globo
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

01:58:30
Webinar | Interoperability & transparency remedies for open mobile ecosystems
FGV’s Centre for Technology and Society and the Nucleus of E-commerce Studies continue the series of conversations on interoperability in digital markets, through a webinar hosting experts from jurisdictions that have taken concrete steps to open up mobile ecosystems. Speakers will present the promises and challenges of different approaches that have been taken to deal with restrictive practices in mobile ecosystems, illustrating the complementarity of interoperability and transparency remedies to promote genuine consumer while preserving the safety of the ecosystem. Participants will then comment on the path forward for Brazil in the light of recent bill 4675/25, which grants powers to the competition authority to intervene more swiftly to inject more competition with regard to systemically relevant economic agents.
Panelists:
Fiona Scott Morton - Theodore Nierenberg Professor of Economics at the Yale University School of Management and an Adjunct Professor at Yale Law School.
Alba Ribera Martinez - Lecturer in Competition Law at Universidad Villanueva and Visiting Professor at the Brussels Study Center
Kazuhiko Fuchikawa - Associate Professor of Law at Keio University
Victor Oliveira Fernandes - Commissioner at CADE and Professor of Competition Law and Economic Regulation at IDP
Moderator:
Nicolo Zingales - FGV Direito Rio
--
This was an event organized by FGV Direito Rio at 11/10/2025.
🔉 Note: The comments made by Fundação Getulio Vargas employees and guests during online events and broadcasts exclusively represent their opinions and not necessarily FGV’s institutional position.
⏩ See the complete schedule of FGV webinars here: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Watch previous events by accessing our playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

04:17
COP-30 e agronegócio sustentável, ranking global de universidades, tributação de dividendos
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela COP-30: o futuro da sustentabilidade no Brasil. A COP-30, que será realizada em Belém, é vista como uma grande oportunidade para o agronegócio brasileiro. Para Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e ex-ministro da Agricultura, o evento permitirá ao país apresentar ao mundo seu modelo de agricultura tropical sustentável, que nas últimas cinco décadas transformou o Brasil de importador a exportador de alimentos para mais de 190 nações.
Na sequência, educação e carreira: três universidades brasileiras estão entre as 250 mais bem avaliadas por empregadores no mundo. De acordo com o ranking Global Employability University Rankings & Survey 2026, a USP, a FGV e a Unicamp se destacam. A FGV figura na 215ª posição, sendo reconhecida em uma pesquisa que consultou mais de 12 mil empregadores em 32 países.
E mais: a tributação de dividendos no Brasil é defendida por economistas como uma medida positiva e alinhada às práticas internacionais. Segundo Sérgio Werlang, professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, o modelo atual de isenção, combinado com regimes de baixas alíquotas para pequenas empresas, cria distorções, fazendo com que sócios paguem menos impostos que trabalhadores assalariados.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, G1, Estadão
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

06:45
Exposição "Adiar o fim do mundo", legado da cúpula do clima, livre comércio China e União Europeia
Neste episódio do Radar FGV, falamos sobre a exposição “Adiar o fim do mundo”, inaugurada pela FGV Arte, que reúne mais de cem artistas em uma reflexão sobre sustentabilidade, ancestralidade e o futuro do planeta.
Abordamos também o legado da Cúpula do Clima e as propostas brasileiras que serão apresentadas na COP30, reforçando o papel estratégico da agricultura nacional na transição para uma economia de baixa emissão de carbono.
E ainda: a sinalização da China sobre a disposição para negociar um acordo de livre comércio com a União Europeia, uma aproximação que pode redefinir as cadeias produtivas e industriais globais.
👉 Créditos Jornalísticos: RJ TV/Tv Globo, AGRO BAND, CNBC
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
O Radar FGV é o podcast do FGV Notícias. Nossa proposta é detectar os principais acontecimentos da semana e trazer análises de especialistas da Fundação Getulio Vargas sobre esses temas.
Acesse o FGV Notícias: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar FGV é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras

01:23:53
Webinar | Perspectivas Setoriais: desafios e tendências
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) lhe convida a um evento reservado a representantes do setor produtivo que contribuem para a excelência dos indicadores e análises produzidos pelo FGV IBRE.
Na ocasião, André Braz e Ana Maria Castelo, respectivamente coordenadores de Índices de Preços e de Projetos da Construção do FGV IBRE, apresentam um panorama da evolução do setor da construção no Brasil e os principais fatores de curto e médio prazo que desafiam essa cadeia produtiva, essencial para o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade da economia brasileira.
Aproveite esta oportunidade exclusiva para conhecer detalhes da produção de dados do FGV IBRE e fazer suas perguntas a especialistas da casa que são referência no debate macroeconômico brasileiro.
Palestrantes:
Ana Maria Castelo - Coordenadora de Projetos da Construção no FGV IBRE
André Braz - Economista no FGV IBRE
-----
Este foi um evento promovido pela FGV IBRE no dia 07/11/2025.
🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Confira a programação completa de Webinars da FGV: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Assista aos eventos anteriores acessando a nossa Playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

04:22
Projeção de dengue em 2026, bioeconomia no agronegócio, crescimento da renda em Alagoas
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela saúde pública: o Brasil deve registrar 1,8 milhão de casos de dengue em 2026, tornando-se o segundo pior ano da série histórica. Segundo Flávio Coelho, professor da Escola de Matemática Aplicada da FGV (FGV EMAp), o modelo aponta para um ano epidêmico similar a 2025, com redução da incidência no Sul e Sudeste, mas com um aumento esperado no Nordeste. A projeção, entregue ao Ministério da Saúde, é resultado do InfoDengue–Mosqlimate Challenge.
Na sequência, a bioeconomia no campo: estudos da Fundação Getulio Vargas apontam que tecnologias sustentáveis no agronegócio podem adicionar até R$ 94,8 bilhões ao PIB brasileiro anualmente até 2030. A transformação de resíduos, como cascas de arroz em energia e esterco em biogás, diversifica a renda do produtor e fortalece a economia rural. Dados da Embrapa complementam o cenário, indicando a criação de até 700 mil empregos no setor por meio de sistemas integrados.
E mais: o crescimento da renda em Alagoas. Um estudo da FGV revela que o estado teve o maior avanço na renda per capita do Nordeste entre 2012 e 2024, com um crescimento de 48,5%. Segundo o levantamento, o avanço é resultado da combinação de políticas públicas, recuperação do mercado de trabalho e programas de qualificação, como a parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (FGV DGPE), dirigido por José Henrique Paim Fernandes, para integrar o ensino médio à educação profissional.
👉 Créditos jornalísticos: O Globo Online, Estadão, Gazeta de Alagoas
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

04:47
Reforma do Imposto de Renda, Copom mantém Selic em 15%, desafios do Brasil na COP30
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela economia: a recém-aprovada reforma do Imposto de Renda deve impulsionar o PIB em até 0,6 ponto percentual no próximo ano, mas embute riscos fiscais. Segundo Silvia Matos, do FGV IBRE, a medida injetará mais de R$ 30 bilhões na economia e beneficiará 15 milhões de pessoas, mas a especialista alerta que o governo, embora acerte ao taxar os mais ricos, deveria usar o recurso para reduzir o déficit fiscal.
Na sequência, a política monetária: o Banco Central manteve a taxa Selic em 15%, o nível mais alto desde 2006, para conter a inflação, que permanece acima da meta. Para Mauro Rochlin, coordenador acadêmico da FGV, a postura do Copom é "excessivamente restritiva", pois encarece o crédito e desestimula o consumo e o investimento, freando o crescimento econômico do país.
E mais: os desafios do Brasil na COP30. O governo busca projetar o país como líder climático global durante a conferência em Belém, mas enfrenta obstáculos. Para Eduardo Viola, professor da FGV, o Brasil quer ser um "formulador das regras internacionais", mas uma contradição em sua política ambiental — que reduz o desmatamento enquanto libera a pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas — pode minar essa legitimidade.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, UOL, G1
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.
Acompanhe temas atuais e relevantes
Conteúdo acadêmico de qualidade e gratuito.
PODCAST FGV
NO YOUTUBE

03:26:04
Webinar | Congresso Transformação Digital 2025 – CTD 2025
O Congresso de Transformação Digital (CTD) tem como objetivo estimular a criação, disseminação e aplicação de conhecimento da área de Transformação Digital, na integração entre negócio e tecnologia e entre academia e prática; promovendo a experiência digital, o vínculo de tecnologia com negócio e a geração de valor.
O CTD 2025 terá como tema específico a aplicação de inovação digital para gerar valor para a sustentabilidade social, ambiental e para as organizações, ampliando sua relação com os ODS com o uso de inteligência artificial para sustentabilidade.
O objetivo é estimular a criação, disseminação e aplicação de conhecimento na área de Transformação Digital, integrando negócios e tecnologia, academia e prática; promovendo a experiência digital, o vínculo da tecnologia com o negócio e a geração de valor.
Programação:
08h45 – Abertura
09h00 – Debate: O uso de IA para gerar valor para o negócio, acelerando processos e garantindo qualidade.
11h00 – Debate: A jornada da digitalização para uma realidade de uso intenso de IA para o benefício da sociedade.
-----------
Este foi um evento promovido pela FGV EAESP no dia 11/11/2025.
🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Confira a programação completa de Webinars da FGV: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Assista aos eventos anteriores acessando a nossa Playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

05:59
Efeitos da reforma trabalhista, falência da Oi, avanços no ECA digital
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela legislação trabalhista: a reforma de 2017 completa oito anos com efeitos reduzidos pela ascensão da "uberização" e por decisões judiciais que reverteram alguns de seus principais pontos. Segundo especialistas, uma nova atualização da CLT, amplamente debatida, é necessária para se adequar às novas realidades do mercado. Para a pesquisadora Janaína Feijó, do FGV IBRE, a reforma não previu a rápida expansão de novas formas de trabalho, como os serviços por aplicativo, e por isso uma nova legislação deveria incorporar essas modalidades.
Na sequência, o setor de telecomunicações: a Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência da operadora Oi, gerando um risco de prejuízo para os usuários de serviços essenciais. A empresa ainda é a única prestadora de telefonia fixa em 7,5 mil localidades e mantém mais de 4,6 mil contratos com o poder público. Para o professor da FGV Direito, Gustavo Kloh, não há garantia de que os serviços continuarão, pois os caminhos futuros, como uma relicitação pelo governo, enfrentam o desafio de um modelo de negócio defasado e pouco atrativo.
E mais: avanços na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O Brasil promulgou o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital), que estabelece um novo marco regulatório para a segurança de menores online. A medida fortalece a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que se torna uma agência reguladora autônoma. Em evento organizado pela FGV Direito Rio, o presidente da ANPD anunciou que o órgão também se prepara para regular a inteligência artificial no país.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, CBN, O Globo
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

01:58:30
Webinar | Interoperability & transparency remedies for open mobile ecosystems
FGV’s Centre for Technology and Society and the Nucleus of E-commerce Studies continue the series of conversations on interoperability in digital markets, through a webinar hosting experts from jurisdictions that have taken concrete steps to open up mobile ecosystems. Speakers will present the promises and challenges of different approaches that have been taken to deal with restrictive practices in mobile ecosystems, illustrating the complementarity of interoperability and transparency remedies to promote genuine consumer while preserving the safety of the ecosystem. Participants will then comment on the path forward for Brazil in the light of recent bill 4675/25, which grants powers to the competition authority to intervene more swiftly to inject more competition with regard to systemically relevant economic agents.
Panelists:
Fiona Scott Morton - Theodore Nierenberg Professor of Economics at the Yale University School of Management and an Adjunct Professor at Yale Law School.
Alba Ribera Martinez - Lecturer in Competition Law at Universidad Villanueva and Visiting Professor at the Brussels Study Center
Kazuhiko Fuchikawa - Associate Professor of Law at Keio University
Victor Oliveira Fernandes - Commissioner at CADE and Professor of Competition Law and Economic Regulation at IDP
Moderator:
Nicolo Zingales - FGV Direito Rio
--
This was an event organized by FGV Direito Rio at 11/10/2025.
🔉 Note: The comments made by Fundação Getulio Vargas employees and guests during online events and broadcasts exclusively represent their opinions and not necessarily FGV’s institutional position.
⏩ See the complete schedule of FGV webinars here: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Watch previous events by accessing our playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

04:17
COP-30 e agronegócio sustentável, ranking global de universidades, tributação de dividendos
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela COP-30: o futuro da sustentabilidade no Brasil. A COP-30, que será realizada em Belém, é vista como uma grande oportunidade para o agronegócio brasileiro. Para Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV e ex-ministro da Agricultura, o evento permitirá ao país apresentar ao mundo seu modelo de agricultura tropical sustentável, que nas últimas cinco décadas transformou o Brasil de importador a exportador de alimentos para mais de 190 nações.
Na sequência, educação e carreira: três universidades brasileiras estão entre as 250 mais bem avaliadas por empregadores no mundo. De acordo com o ranking Global Employability University Rankings & Survey 2026, a USP, a FGV e a Unicamp se destacam. A FGV figura na 215ª posição, sendo reconhecida em uma pesquisa que consultou mais de 12 mil empregadores em 32 países.
E mais: a tributação de dividendos no Brasil é defendida por economistas como uma medida positiva e alinhada às práticas internacionais. Segundo Sérgio Werlang, professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV, o modelo atual de isenção, combinado com regimes de baixas alíquotas para pequenas empresas, cria distorções, fazendo com que sócios paguem menos impostos que trabalhadores assalariados.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, G1, Estadão
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

06:45
Exposição "Adiar o fim do mundo", legado da cúpula do clima, livre comércio China e União Europeia
Neste episódio do Radar FGV, falamos sobre a exposição “Adiar o fim do mundo”, inaugurada pela FGV Arte, que reúne mais de cem artistas em uma reflexão sobre sustentabilidade, ancestralidade e o futuro do planeta.
Abordamos também o legado da Cúpula do Clima e as propostas brasileiras que serão apresentadas na COP30, reforçando o papel estratégico da agricultura nacional na transição para uma economia de baixa emissão de carbono.
E ainda: a sinalização da China sobre a disposição para negociar um acordo de livre comércio com a União Europeia, uma aproximação que pode redefinir as cadeias produtivas e industriais globais.
👉 Créditos Jornalísticos: RJ TV/Tv Globo, AGRO BAND, CNBC
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
O Radar FGV é o podcast do FGV Notícias. Nossa proposta é detectar os principais acontecimentos da semana e trazer análises de especialistas da Fundação Getulio Vargas sobre esses temas.
Acesse o FGV Notícias: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar FGV é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras

01:23:53
Webinar | Perspectivas Setoriais: desafios e tendências
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) lhe convida a um evento reservado a representantes do setor produtivo que contribuem para a excelência dos indicadores e análises produzidos pelo FGV IBRE.
Na ocasião, André Braz e Ana Maria Castelo, respectivamente coordenadores de Índices de Preços e de Projetos da Construção do FGV IBRE, apresentam um panorama da evolução do setor da construção no Brasil e os principais fatores de curto e médio prazo que desafiam essa cadeia produtiva, essencial para o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade da economia brasileira.
Aproveite esta oportunidade exclusiva para conhecer detalhes da produção de dados do FGV IBRE e fazer suas perguntas a especialistas da casa que são referência no debate macroeconômico brasileiro.
Palestrantes:
Ana Maria Castelo - Coordenadora de Projetos da Construção no FGV IBRE
André Braz - Economista no FGV IBRE
-----
Este foi um evento promovido pela FGV IBRE no dia 07/11/2025.
🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Confira a programação completa de Webinars da FGV: https://portal.fgv.br/eventos
⏩ Assista aos eventos anteriores acessando a nossa Playlist: https://bit.ly/webinarsFGV

04:22
Projeção de dengue em 2026, bioeconomia no agronegócio, crescimento da renda em Alagoas
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela saúde pública: o Brasil deve registrar 1,8 milhão de casos de dengue em 2026, tornando-se o segundo pior ano da série histórica. Segundo Flávio Coelho, professor da Escola de Matemática Aplicada da FGV (FGV EMAp), o modelo aponta para um ano epidêmico similar a 2025, com redução da incidência no Sul e Sudeste, mas com um aumento esperado no Nordeste. A projeção, entregue ao Ministério da Saúde, é resultado do InfoDengue–Mosqlimate Challenge.
Na sequência, a bioeconomia no campo: estudos da Fundação Getulio Vargas apontam que tecnologias sustentáveis no agronegócio podem adicionar até R$ 94,8 bilhões ao PIB brasileiro anualmente até 2030. A transformação de resíduos, como cascas de arroz em energia e esterco em biogás, diversifica a renda do produtor e fortalece a economia rural. Dados da Embrapa complementam o cenário, indicando a criação de até 700 mil empregos no setor por meio de sistemas integrados.
E mais: o crescimento da renda em Alagoas. Um estudo da FGV revela que o estado teve o maior avanço na renda per capita do Nordeste entre 2012 e 2024, com um crescimento de 48,5%. Segundo o levantamento, o avanço é resultado da combinação de políticas públicas, recuperação do mercado de trabalho e programas de qualificação, como a parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV (FGV DGPE), dirigido por José Henrique Paim Fernandes, para integrar o ensino médio à educação profissional.
👉 Créditos jornalísticos: O Globo Online, Estadão, Gazeta de Alagoas
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.

04:47
Reforma do Imposto de Renda, Copom mantém Selic em 15%, desafios do Brasil na COP30
Este é o Radar Drops, seu podcast diário de notícias!
Começamos pela economia: a recém-aprovada reforma do Imposto de Renda deve impulsionar o PIB em até 0,6 ponto percentual no próximo ano, mas embute riscos fiscais. Segundo Silvia Matos, do FGV IBRE, a medida injetará mais de R$ 30 bilhões na economia e beneficiará 15 milhões de pessoas, mas a especialista alerta que o governo, embora acerte ao taxar os mais ricos, deveria usar o recurso para reduzir o déficit fiscal.
Na sequência, a política monetária: o Banco Central manteve a taxa Selic em 15%, o nível mais alto desde 2006, para conter a inflação, que permanece acima da meta. Para Mauro Rochlin, coordenador acadêmico da FGV, a postura do Copom é "excessivamente restritiva", pois encarece o crédito e desestimula o consumo e o investimento, freando o crescimento econômico do país.
E mais: os desafios do Brasil na COP30. O governo busca projetar o país como líder climático global durante a conferência em Belém, mas enfrenta obstáculos. Para Eduardo Viola, professor da FGV, o Brasil quer ser um "formulador das regras internacionais", mas uma contradição em sua política ambiental — que reduz o desmatamento enquanto libera a pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas — pode minar essa legitimidade.
👉 Créditos jornalísticos: Folha de S.Paulo, UOL, G1
👉 Produção: Nícolas Queiros, Davi Afonso, Eduardo Bittencourt
Radar Drops é o resumo diário do FGV Notícias. Acesse: https://portal.fgv.br/noticias
O Radar Drops é gerado por IA. Pode haver inconsistências na pronúncia de algumas palavras.
Acompanhe temas atuais e relevantes
bottom of page

